Goiás registra safra recorde de grãos

12/08/2012 09:12

 

 
Considerando que a safra passada já alcançou bons resultados, esse ciclo agrícola levou o Estado de Goiás a atingir uma safra recorde. Os dados são da sétima e penúltima estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o analista de mercado da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Arantes, esse levantamento é praticamente o resultado final da estimativa da safra goiana. Segundo ele, o próximo levantamento, realizado em setembro, pouco irá modificar esses dados. Na safra passada, Goiás colheu 15,23 milhões de toneladas, neste ciclo, a colheita foi de 18,76 milhões de toneladas, um incremento de 23,2% na produção.

Pedro Arantes conta que a área plantada aumentou em 11,4% e a produtividade também registrou recordes, um incremento de 11,8%. Para a safra nacional, o levantamento no IBGE estima uma produção da ordem de 163,3 milhões de toneladas em 2012, 2% superior à obtida em 2011 (160,1 milhões de toneladas). A área a ser colhida em 2012, de 49,4 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 1,5% frente à área colhida em 2011 e redução de 0,1% frente a junho.

A região Centro-Oeste, registrou uma produção de 69,8 milhões de toneladas de grãos. A região Sul, 56,7 milhões de toneladas; Sudeste, 19,1 milhões de toneladas; Nordeste, 13,2 milhões de toneladas e Norte, 4,5 milhões de toneladas. Comparativamente à safra passada, são constatados incrementos nas Regiões Norte de 2,2%, Sudeste de 11,3% e Centro-Oeste de 24,4% e decréscimos nas Regiões Sul de 16,4% e Nordeste de 9,4%. 

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, cujas informações são obtidas por intermédio das Comissões Municipais (COMEA) e/ou Regionais (COREA); consolidadas em nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA) e posteriormente, avaliadas, em nível nacional, pela Comissão Especial de Planejamento Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias (CEPAGRO) constituída por representantes do IBGE e do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA).